quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Iluminação - Introdução

Agora que já sabemos basicamente recriar qualquer objeto da vida real para o mundo 3D, precisamos também aprender a criar um cenário onde vamos colocar estes mesmos objetos.
Quando falamos em iluminação no Cinema 4D, não nos referimos a apenas luzes e sim a todos os componentes de uma cena como por exemplo o céu, imagem de fundos, câmeras, etc.
Assim como na vida real, a iluminação reagirá de forma diferente em cada tipo de ambiente.

Pode acontecer de você precisar criar uma cena que reproduza um ambiente de estúdio, com um fundo infinito e sem nenhuma interferência de fundo, porém com efeitos de reflexo e luz.

Fundo infinito



Reflexo:


Ou então pode ser necessário recriar um ambiente interno, como uma sala, um quarto, etc





Ou em alguns casos, um ambiente externo para trabalhos de arquitetura por exemplo.



Luzes, sombras, câmeras, céus, pisos, backgrounds... TUDO compõe a cena e altera a forma de se iluminar o ambiente.


O que veremos a seguir são as principais ferramentas de composição de cena .

6 comentários:

  1. Muito bom. No aguardo para mais tutoriais!

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  2. Obrigado Bruno!!
    Já estou preparando mais materiais sobre iluminação. Posto assim que possível!!
    Abraço e obrigado pelo apoio!!

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  3. Por favor Mano, não pares por aki, dou a maior força pra océh...
    Benguela - Angola

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  4. abrigado por teres me ajudado e muito

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  5. Estava procurando por isso. Muito Obrigado mn!

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  6. Td muito bem explicado aqui vale muito apena

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