quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Interface

É claro que não teria como mapear cada botão, cada ferramenta, cada ícone de toda a interface do C4D. Ou melhor... até teria!! Mas eu particularmente não tenho esse conhecimento todo e acredito que seria muita informação para ser absorvida de uma vez só.
Por isso vou fazer uma apresentação básica, o suficiente pra poder olhar a interface e reconhecer a maioria dos ícones.


Os Planos de Vistas da Interface

Como a maioria dos softwares 3D, o C4D inicialmente apresenta-se em quatro planos:
-Perspectiva (Perspective),
-Topo (Top),
-Lado Direito (Right) e
-Frente (Front).


Esta forma de apresentação facilita, e muito, o processo de modelagem. Utilizamos todas elas para melhor orientação de profundidade e altura bem como posicionamento de cada objeto na cena.
Contudo, freqüentemente necessitamos trabalhar em detalhes em apenas uma delas, para isso temos a opção de maximiza-las clicando no botão ao canto direito superior de cada uma.
Veremos frequentemente que a maioria das ações no C4D possui mais de uma forma de se executar, seja por botões, seja por combinações de teclas e cliques do mouse.
Nesse caso acima pode-se clicar sobre o plano desejado com o botão de rolagem do mouse, tanto pra maximiza-la como para minimiza-la e voltar aos 4 planos novamente.


Atalhos de Navegação

Aproveitando que falamos de um dos ícones no canto superior de cada plano, podemos então falar dos outros do grupo e dar o atalho equivalente a cada um deles.

Clicando com o botão esquerdo do mouse e segurando sobre ele, pode-se movimentar a vista para cima e para baixo ou para um lado e para o outro.
Atalho: com o Alt pressionado, clique e segure o botão de rolagem do mouse


Clicando com o botão esquerdo do mouse e segurando sobre ele, pode-se fazer um zoom in e um zoom out.
Atalho: com o Alt pressionado, clique e segure o botão direto do mouse



Clicando com o botão esquerdo do mouse e segurando sobre ele, pode-se girar a imagem em volta do eixo do objeto selecionado. (funciona somente em Perspective)
Atalho: com o Alt pressionado, clique e segure o botão esquerdo do mouse.



Botões

Olhando atentamente a toda interface do C4D, podemos perceber que os botões estão geralmente agrupados. Isto facilita o acesso as ferramentas de acordo com a sua funcionalidade.

Seleção, Posicionamento, Dimensões e Ângulos de Objetos



Undo e Redo
Desfaz ou refaz a ultima ação

Live Selection
Seleciona objetos, pontos, edges, faces, etc. Clicando sobre ela e segurando, ela dá mais opções de seleção. (por área, por polígono ou lasso)

Move Tool
Seleciona e movimentas os objetos pelo plano X, Y e Z

Scale Tool
Redimensiona os objetos

Rotate Tool
Rotaciona o objeto selecionado em torno do seu eixo.



Ferramentas de Render


Render Active View
Renderiza a imagem no plano que esta ativo. Muito útil para ter pré-vizualizações durante o processo de criação.

Render in Picture View
Dá o comando para renderizar a imagem final ou a animação final. Se clicar e segurar, abrirá mais opções como renderizar apenas uma região que selecionar ou o objeto que esta selecionado.

Render Settings
Abre a janela de opções de render (efeitos, tamanho da imagem, resolução, tipo de arquivo, etc).



Ferramentas de Objetos


Primitive Objects
Objetos básicos pré-modelados que facilitam e servem como ponto de partida para a modelagem de muitos outros objetos.

Spline Object
Cria linhas utilizando vários métodos diversos e possui formas pré-desenhadas em 2D.

NURBS
Dá uma forma 3D a objetos 2D como splines.

Modeling Tools
Ferramentas que agem diretamente sobre objetos, duplicando, conectando, adicionando, subtraindo etc.

Scene Objects
Insere objetos que compõem a cena como piso, céu, fundos, luzes, câmeras, etc.

Deformation Tools
Alteram a forma original dos objetos dando curvas ou criando efeitos de explosões, etc.

Particles
Cria emissores de partículas na cena utilizando um objeto e dá parâmetros para essas mesmas partículas interagirem. (vento, turbulência, gravidade, etc).




Ferramentas de seleção de polígonos, eixos e objetos


Layout
Permite escolher o layout da interface.

Make Object Editable
Transforma um objeto simples em um objeto editável, isto é, permite alterar os polígonos desse objeto. Geralmente usamos o atalho para esta ação pressionando a tecla "C" do teclado.

Use Model Tool
Ferramenta básica para permitir a seleção somente por objetos.

Use Object Axis Tool
Permite alterar a posição do eixo do objeto selecionado sem movimentar o próprio objeto.

Use Point Tool
Permite selecionar somente os pontos que compõem a malha do objeto.

Use Edge Tool
Permite selecionar somente os edges (linhas) que compõem a malha do objeto.

Use Polygon Tool
Permite selecionar somente os polígonos (faces) que compõem a malha do objeto.



"Árvore" de objetos

Nesta área, podemos visualizar todos os objetos que compõem a cena e seus respectivos efeitos, tags (etiquetas), materiais, polígonos. Aqui podemos também alterar seus nomes, agrupa-los (Alt + G) e colocar um dentro do outro (tornar filho).



Atributos do Objeto

Cada objeto criado ou inserido no C4D possui atributos próprios e quando ele esta selecionado, nesta área podemos alterar suas características e efeitos.



Editor de Materiais

Este editor permite a criação de novos materiais bem como alterar suas configurações para obter o efeito desejado.



Coordenadas de Objeto

Aqui poderemos ajustar as coordenadas do objeto em relação ao plano 3D (posição, tamanho e rotação)



Time Line

Linha do tempo e comandos para animação, nela podemos escolher número total de frames (quadros), gravar posições de objetos e personagens no tempo desejado, executar ações pré-determinadas por ferramentas específicas e muitas outras ações relacionadas a animação.


Bem... acredito que aqui concluímos esta parte de interface. Não relacionei todas, mas acredito que foram todas que são necessárias para começar a entender o Cinema 4D e suas possibilidades.

A seguir já poderemos aprender algumas ferramentas de modelagem e com esse estudo de interface vai ser muito mais facil encontrar as ferramentas desejadas.


Abraços a todos e bons estudos!!!

10 comentários:

  1. muito bom isso ai cara, parabéns pela iniciativa!

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  2. Bacana kra... continue postando.

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  3. Muito bom.

    A maioria dos comandos estão ai.

    obrigado.

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  4. amigo tenho o cinema 4d 13 e não estou achando as Ferramentas de seleção de polígonos, eixos e objetos...

    parabéns pelo site, muito legal pra quem quer começar

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  5. Olá!
    As ferramentas de seleção de polígonos, pontos e edges no R13 ficam no mesmo lugar que o 11,5, no painel esquerdo (vertical). Já a de eixo (axis tool) é um pouco diferente, o ícone que parece um "L" laranja quando ativado, vc consegue movimentar o eixo do objeto ou grupo selecionado sem movimentar ele.
    A de seleção de objeto é a quarta ferramenta, da esquerda pra direita, (duas setas amarelas que se cruzam).
    Na dúvida, passe o mouse sobre a ferramenta e leia a informação sobre ela no canto inferior esquerdo de sua interface.
    Espero ter ajudado.

    Abraço e obrigado pelo apoio!

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  6. Como faço para inclinar um objeto no CINEMA 4D?

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    Respostas
    1. É fácil Marco na aba superior do "CINEMA 4D" há um cubo, carregas aí e vaite aparecer no ecrã o cubo depois (mas isso já é um pouco mais perfundado)dodes transformálo noutras formas mais complexas... Se és novo no "CINEMA 4D" aconcelho-te a pesquisar no "Youtube" ...

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  7. CARA AJUDA D.++++++++++++++++++++++++++++++++

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